Últimos Posts

Prefeitura de Penápolis não tem dinheiro para aumentar os salários dos servidores municipais, mas tem para criar uma nova Secretaria??


Fonte: Jornal Diário de Penápolis - 05/05/13

Fonte: Jornal Diário de Penápolis – 05/05/13

No dia 05/05/2013, acabei me deparando com uma notícia um tanto quanto estranha.

Na matéria veiculada em alguns meios de comunicação locais e inclusive regionais, é afirmado que a Prefeitura Municipal de Penápolis pretende criar Secretaria de Trânsito.

Bom, até ai não teria problema alguma, mas acontece que no início deste ano a Prefeitura Municipal de Penápolis não concedeu reajuste salarial para os servidores municipais sob argumentações de falta de dinheiro em caixa e do limite de gasto com a folha de pagamento de pessoal ( http://www.jornalinterior.com.br/mostra_noticia.php?noticia=17972 e http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=310315 ).

Isso sem contar o problema gerado pelo término do contrato com a AVAPE e que necessitará de muito dinheiro público para poder absorver todos os profissionais que serão desligados juntamente com o fim do contrato.

É óbvio que a criação de uma nova Secretaria Municipal não irá somente onerar ainda mais os cofres públicos com o salário do secretário que ocupará a pasta (mesmo antes da pasta ser criada, já existem rumores de que será um militar reformado que há muito tempo não mais reside em Penápolis), mas também acarretará novos custos e verbas a serem direcionadas a esta nova secretaria.

Ninguém é contra a criação de uma secretaria que possa vir a solucionar problemas da cidade, mas não seria muito mais lógico primeiro resolver os mais críticos??

Existe um ponto extremamente incoerente alegado pelo Secretário de Governo Ênio César Almeida, conforme podemos ver na transcrição abaixo:

“O secretário lembrou que praticamente toda semana existem pedidos por parte dos vereadores relacionados ao trânsito. “Fica difícil para a Secretaria de Obras atender a tantos pedidos relacionados ao trânsito justamente porque a pasta já possuis outros assuntos a serem discutidos, o que acaba dificultando o atendimento as solicitações dos vereadores e da própria população”, ressaltou.”

Do modo como o Secretário de Governo Ênio César Almeida afirmou, entende-se que a criação da Secretaria de Trânsito irá resolver todos os problemas da cidade, mas faço os seguintes questionamentos:

1) As alterações de sinalização de solo, implantação de placas etc continuarão sendo feitas pela Secretaria de Obras ou por funcionários da Secretaria de Trânsito?

2) Se forem realizadas por servidores lotados na Secretaria de Obras, o que vai ser mudado? No meu ponto de vista, nada.

3) Se forem realizadas por servidores a serem lotados na nova Secretaria, imagina-se que será realizado novo concurso, o que irá onerar ainda mais os cofres públicos. Correto?

4) O novo Secretaria de Trânsito irá pessoalmente realizar tais tarefas? Sozinho?

Analisando deste ponto de vista, a criação de uma Secretaria de Trânsito irá somente criar mais um intermediário entre as reivindicações da população (já existem os vereadores que acham que sua função é essa).

Esperamos que os vereadores analisem atentamente este projeto apresentado pelo Célio de Oliveira junto à Câmara de Vereadores de Penápolis, antes de realizarem a votação!

(Fonte: Jornal Diário de Penápolishttp://www.diariodepenapolis.com.br/noticias.php?codigo=18231)

Publicações Recentes

»

Prefeito Célio concede uso gratuito da incubadora para ex-secretário municipal

O prefeito Célio de Oliveira concedeu, por meio do decreto nº ...

»

Negado provimento ao recurso do prefeito interino Rubens Bertolini relativo a sua nomeação sem concurso

O juiz de Direito Dr. Augusto Bruno Mandelli negou provimento aos ...

»

Apelação do ex-prefeito Célio de Oliveira é rejeitada

No último dia 31/01/2017, o Tribunal de Justiça do Estado de São ...